Universidade Nachingwea acolhe palestra sobre crimes cibernéticos

Universidade Nachingwea acolhe palestra sobre crimes cibernéticos

A Universidade Nachingwea (UNA) foi palco, na Terça-feira, 21, da Palestra Sobre o Uso Seguro e Consciente da Internet pelas Crianças e Jovens, promovida pelo Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), IP, no âmbito das Celebrações do mês de Fevereiro, Mês da Internet Mais Segura, efeméride adoptada este ano, pela primeira vez em Moçambique.

A acção que contou com a participação de mais de 150 estudantes, corpo docente e funcionários da UNA, visava consciencializar e promover o uso seguro e consciente da Internet e teve a honra da presença do Magnífico Reitor da Universidade Nachingwea, Prof. Doutor. Luís Covane e do Presidente do Conselho de Administração do INTIC, IP, Professor Doutor e Engenheiro, Lourino Chemane. Falando aos presentes, Prof. Doutor, Eng. Lourino Chemane, agradeceu a disponibilidade da UNA em juntar-se ao INTIC, IP na organização e acolhimento da palestra, que para ele, dentre outros, servirá para a mitigação dos efeitos dos crimes cibernéticos no grupo alvo e em outros, que através deste, poderão se informar melhor.

Conforme explicou o PCA do INTIC, IP, a Internet é um espaço público e constitui uma porta aberta para o acesso universal, apresentando-se como uma tecnologia através da qual jovens e não só, têm o poder na ponta dos seus dedos para realizar pesquisas científicas, consultar bibliotecas digitais e outro tipo de material acadêmico importante para o processo de ensino e aprendizagem, não obstante os riscos e ameaças a que estão expostos no uso da mesma. “Cumpre-nos a todos a missão de garantir que a Internet no nosso país não seja a fonte de incubação e propagação de crimes e outras actividades atentatórias a ordem interna e internacional mas que a humanidade encontre no espaço cibernético um mundo seguro, democrático e inclusivo, onde todas as pessoas podem desfrutar do direito à liberdade de pensamento, sem prejuízo dos demais direitos constitucionalmente previstos”, disse, acrescentando que é neste sentido que o INTIC, IP entende que a informação e a consciencialização são as ferramentas mais importantes para prevenir os crimes e abusos contra pessoas, principalmente jovens, na Internet e promover o uso seguro desta plataforma tecnológica.

Acredita-se que com esta acção o sector das TIC vai estar cada vez mais próximo ao cidadão, mitigando-se deste modo os efeitos perversos que o seu acesso e uso possam gerar nas comunidades. Durante a sua intervenção, o PCA do INTIC, IP, apelou aos participantes a fazer réplica das matérias abordadas, nas comunidades a que estão inseridos, por forma a se massificar o uso racional e consciente das TIC e da Internet. Instando os presentes a participarem activamente na Palestra, o Magnífico Reitor da Universidade Nachingwea, Professor Doutor, Luís Covane, enalteceu o papel do Governo materializado através do INTIC, IP no campo das TIC no país. “É de louvar o trabalho de consciencialização que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação está a desenvolver tendo em conta os desafios trazidos pelas TIC, no geral e da Internet, em particular, dado que a Internet pode ser usada para desviar o comportamento moral de jovens”, concluiu.

Comments are closed here.