Crescimento da economia egípcia, estimulado pelas TICs
A economia do Egipto registou um crescimento de 5.8 por cento no primeiro trimestre de 2010, uma subida que foi influenciada pelo crescimento de 11.3 da indústria das tecnologias de informação e comunicação (TICs).
Segundo o relatório do Ministério do Desenvolvimento Económico do Egipto, este crescimento foi o mais elevado em quase dois anos e se espera que se situe nos 5.3 por cento até ao final do ano fiscal no mês de Junho próximo, mais 4.7 por cento do que as previsões iniciais do ano.
Comentando sobre este crescimento, o Director Executivo da Agência Egípcia de Desenvolvimento da Indústria das Tecnologias de Informação, Dr. Hazen Abdelazim, disse que o seu país teve um bom começo do ano, com novas companhias a investir e outras locais a desenvolver e a expandir as suas capacidades e serviços.
“O sector está a crescer e cada vez mais a crescer e, evidentemente, isto está a ter um grande impacto no desenvolvimento do nosso país”, frisou.
O Egipto continua a investir na sua infra-estrutura, sendo a propriedade intelectual e a pirataria as duas áreas em que o governo é mais agressivo. Segundo o relatório Business Software Alliance (BSA) e IDC Global PC Software Piracy Study 2009, o nível de pirataria manteve – se estacionário (59 por cento) pelo segundo ano consecutivo, apesar do crescimento global registado a nível mundial.
“A redução da pirataria continua a ser um grande desafio para o sector das TICs em geral. No Egipto, nós continuamos a fazer disto uma prioridade e estamos a ter progressos”, acrescentou.
